12.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioPolícia MilitarPMDFPMDF Promove diversas ações no mês da Prevenção/Repressão às Drogas

PMDF Promove diversas ações no mês da Prevenção/Repressão às Drogas

A Polícia Militar do Distrito Federal por meio do Centro de Políticas de Segurança Pública, o Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), promove diversas atividades preventivas durante o mês de junho, em alusão a 24º Semana Nacional de Políticas sobre Drogas (De 20 a 24 de junho), instituída pela Lei 13.840, de 05 de junho de 2019 e o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, data definida em 1987, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Plano pela Paz nas Escolas

Plano pela Paz nas EscolasNos dias 01 e 02 de junho, foram realizadas palestras sobre prevenção às drogas e a violência para 336 alunos dos 8º e 9º anos do Centro de Ensino Fundamental CASEB, escola pioneira no Distrito Federal, como uma iniciativa de integração com o Plano pela Paz nas Escolas, as quais serão ampliadas durante o segundo semestre, abrangendo outras unidades de ensino.

Congresso Internacional sobre drogas

Entre os dias 15 a 18 de junho, o subtenente R. Antônio, atual Coordenador Técnico Pedagogo do Proerd, participou, na cidade de Campinas/SP, do 7º Congresso Internacional Freemind, com o Tema: “Proteger nossos jovens das drogas é o nosso maior compromisso com o futuro!”.

O evento contou com a participação de aproximadamente 1.700 pessoas, entre profissionais da saúde, educação, segurança pública, assistência social e pesquisadores(a) nacionais e internacionais, autoridades civis e militares.

Para a Chefe do CPSP, major Isabela, a participação institucional em eventos de caráter técnico/científico agrega maior qualidade e eficiência aos processos formativos promovidos pelo Centro de Capacitação DARE/Proerd-PMDF, considerando o tema do evento, suas oficinas práticas, a necessidade de constantes atualizações metodológicas e o alinhamentos dos nossos Instrutores/Mentores Proerd com os achados da ciência da prevenção e com marco legal vigente.

24ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

Na 24ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, foi realizado nos dias 22 e 23 de julho, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), o IV Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas: Dependência Química NÃO! INDEPENDÊNCIA!

A iniciativa conjunta foi do Ministério da Cidadania e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), contando com a participação de autoridades civis, militares e de pesquisadores(a) da área de prevenção e repressão às drogas.

Durante o evento, o CPSP/Proerd apresentou (stand) diversos materiais didáticos utilizados na implementação do cursos Proerd nas escolas do Distrito Federal, bem como de outros estados e ainda promoveu uma descontraída interação com os participantes do Seminário, com a presença do mascote Proerd, o Leão DAREN.

Cidade da Segurança Pública

Contribuindo com os objetivos da iniciativa, em promover um DF mais Seguro com a prestação de serviços essenciais, a diminuição dos índices de violência e o aumento da sensação de segurança na comunidade, o estande do Proerd na edição junho da Cidade da Segurança Pública no Recanto das Emas, promoveu diversas interações entre os frequentadores do evento, em especial com as crianças, transmitindo informações sobre como se manter seguro e saudável.

Curso de Monitor de Ensino do Colégio Militar Tiradentes 2022

A atuação do efetivo Proerd em processos formativos internos destaca a transversalidade das ações institucionais de prevenção às drogas.  Nesse sentido, nos dias 23 e 24 de junho, foi desenvolvido o conteúdo da Disciplina de Prevenção ao uso de Drogas na Escola, na qual foi apresentado em uma exposição dialogada com os (a) monitores (a), estratégias de ações preventivas fundamentadas em evidências científicas, além de aspectos relevantes da atual política Nacional sobre Drogas direcionados ao contexto da educação.

Formaturas Proerd

 O mês de Junho também marca o encerramento das atividades do 1º Ciclo de atendimento Peoerd/2022, com a realização de diversas formaturas Proerd, evolvendo pais, alunos e professores em momentos de celebração, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre a Família, Escola e Polícia Militar na promoção de uma vida segura e saudável para as nossas crianças/jovens.

Agenda – Segundo Semestre 2022

Curso Proerd

Para o segundo semestre, além da expectativa pela ampliação do atendimento por meio dos cursos Proerd e a realização do XVI Curso Nacional de Instrutores Proerd, promovido pela Centro de Treinamento DARE/Proerd-PMDF, com previsão para o mês de agosto,

30 anos Proerd Brasil

Em 2022, Proerd celebra os 30 anos de sua implementação dono Brasil. Para tanto, será realizado entre os dias 15 e 19 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, o Encontro Técnico Pedagógico de Coordenadores e Instrutores do Proerd, oportunizando a integração e a capacitação continuada de representantes dos diversos Estados e do Distrito Federal.

 Semana Pedagógica CPSP/SPAS/Proerd

Destacando a atribuição do CPSP com implementação e consolidação dos programas Preventivos de Segurança Pública, a Seção de Programas e Ações Sociais, estará promovendo a II Semana Técnico Pedagógica com a participação do efetivo Proerd, juntamente com Coordenação e Instrutores dos programas preventivos das diversas unidades policias militares, com o intuito de promover a integração e o compartilhamento dos conhecimentos e experiências adquiridas durante o primeiro semestre, assim como, definir as metas e estratégias de ação para o segundo semestre.

O evento, agendado para a primeira semana de agosto, contará com a participação de palestrantes Policiais Militares, Professores da SEE/DF, do Concelho Regional de Educação Física do DF (CREF 07), da Federação Metropolitana de Judô (FEMEJU), entre outras instituições e profissionais relacionados às atividades implementadas pelos programas preventivos.

 Agendamento Proerd para as Escolas

As instituições de Ensino interessadas na implementação dos cursos Proerd durante o segundo semestre de 2022, deverão encaminhar ofício via SEI (PMDF/CPSP/SPAS) ou por E-mail (cpsp.spas@pm.df.gov.br), no período de 11 a 15 de julho, conforme as orientações contidas no Informativo Proerd .

Outras informações: Carta de serviços: Programas Sociais

 

Fonte: PMDF

redacao
redacaohttps://brasiliatotal.com.br
Brasília Total veio com o objetivo de trazer noticias reais, tem tudo que você precisa saber em um só lugar. E em primeira mão.
Continue Lendo
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -