25.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioPolícia MilitarPMDFInício do Curso de Aperfeiçoamento de Praças – CAP I 2022

Início do Curso de Aperfeiçoamento de Praças – CAP I 2022

Fotos: sargento Adson Lustosa do DEC

Mais uma edição do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP I 2022) teve início, na tarde desta segunda-feira (25), no pátio de formatura do Departamento de Educação e Cultura (DEC), com 250 terceiros-sargentos matriculados, sendo 217 do sexo masculino e 33 do sexo feminino. Os sargentos convocados têm, em média, 11 anos de serviço na Corporação.

O CAP visa ampliar e atualizar os conhecimentos dos graduados e fornecer os subsídios indispensáveis para o exercício inerentes às graduações de Segundo e Primeiro-Sargento. Destaca-se que se o curso é pré-requisito para o Quadro de Acesso à promoção (QA) e se o graduado não o tiver realizado ou não o conclua com aproveitamento, não poderá constar em (QA) para promoção.

Importa consignar que por ato do administrativo do Sr. Comandante-Geral – Portaria PMDF nº 1.170, de 14 de abril de 2021, que suspende a aplicação de artigos do Regulamento Geral de Educação da PMDF – os policiais militares convocados, mesmo com restrição de ordem médica poderão realizar o curso. Neste caso, na fase presencial, esse efetivo realizará uma matriz alternativa (administrativa).

O curso será semipresencial e, em sua primeira fase, funcionará na modalidade EaD com uma carga horária de 70 horas aulas. Disciplinas como Termo Circunstanciado de Ocorrência; Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial Militar; Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar; Noções de Logística na PMDF; Atendimento Policial às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar; Ética, Chefia e Liderança I, entre outras, serão desenvolvidas em 2 Módulos, ambos com 15 dias corridos de duração.

Na fase presencial, serão desenvolvidas disciplinas eminentemente práticas, como Treinamento de Tiro Policial Militar; Técnicas de Abordagem; Uso Diferenciado da Força; Pilotagem Policial; Ordem Unida; Atendimento Pré-Hospitalar, entre outras.

No caso da matriz alternativa, para os policiais militares matriculados no curso com restrição médica, serão ministradas disciplinas como Português Instrumental; Redação Oficial; Elaboração de Projetos para Aquisição e Contratação de Bens e Serviços; Termo de Referência; Sistema SEI-GDF; Gestão Documental, entre outras.

A carga horária da fase presencial para ambas as matrizes corresponde a cerca de 200 horas aulas.

Fonte: PMDF

redacao
redacaohttp://brasiliatotal.com.br
Brasília Total veio com o objetivo de trazer noticias reais, tem tudo que você precisa saber em um só lugar. E em primeira mão.
Continue Lendo
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -