14.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioPolícia MilitarPMDFEstudantes recebem boina de incorporação ao Colégio Militar Tiradentes

Estudantes recebem boina de incorporação ao Colégio Militar Tiradentes

Fotos: Fabbri Pinho/CCS/PMDF

Os novos alunos do Colégio Militar Tiradentes (CMT), recebeu a boina garança, símbolo que marca a incorporação dos alunos aprovados no processo seletivo de 2020.

Excepcionalmente, em decorrência da Pandemia o evento foi dividido em dois dias. A solenidade ocorreu na quinta-feira (8), ás 16h30, para os alunos do 7º ano e na sexta-feira (9), às 8h para os alunos do 6º ano e às 16h30, para o demais anos e séries.

A cerimônia de entrega da boina garança é realizada após o início das aulas no término do período de adaptação, simbolizando a integração completa do estudante à mística que norteia os alunos do Colégio Militar e que os diferencia das demais escolas, calcados em valores cívicos e de sadia convivência, sob inspiração militar.

O comandante do CMT, Tenente-Coronel José Ítalo Soares Tomaz, falou da emoção em ver os honrados Patriotas (alunos), depois de um ano e meio, retornarem ao Colégio Militar Tiradentes mesmo em tempos de pandemia.

“Não teve um integrante do colégio que não se emocionou, esse colégio sem vocês não tem vida, vocês são o coração dessa Unidade Escolar, vocês são a razão da existência de tudo isso.” Disse o comandante do colégio.

Estiveram presentes na solenidade o Cel Paim, Secretário Nacional de Segurança Publica; o Cel William Bomfim, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o Secretário de Segurança Pública em exercício, o senhor Milton Rodrigues Neves, o Cel Hercules, Subcomandante Geral da PMDF, o Cel Danilo, Chefe do Estado-Maior da PMDF, o Tenente- Coronel Emerson, Chefe da Casa Militar, o Cel Fabio Augusto, Subsecretario de Operações Integradas da Secretária de Segurança Pública, o Cel Rodrigo, Chefe do Departamento de Educação e Cultura, o Cel Edvã, Chefe do Centro de Comunicação Social e o Tenente- Coronel Elisson, ex-comandante do CMT.

O Colégio Militar Tiradentes tem a honra de receber os novos alunos e realizar a formatura para que eles se sintam integrantes da Casa de Honrados Patriotas. A PMDF vem cumprindo os protocolos recomendados diante da pandemia do COVID-19 e segue atenta às instruções e recomendações das autoridades de saúde locais e internacionais.

A boina garança

Instituída por Portaria Ministerial de 21 de janeiro de 1971, a boina garança, significa a incorporação do novo aluno nas fileiras da Força Terrestre. O termo “garança” vem do francês “garancê”, que significa vermelho, sendo a cor preferida dos uniformes militares escolares franceses da época napoleônica.

Há quem pense que a boina é apenas uma peça elegante presente na indumentária militar, mas sua história, significados e usos provam que é mais que isso. Mais que um adorno, a boina está presente na história da humanidade, sendo símbolo das tropas dos mais bravos guerreiros.

No Exército Brasileiro, a boina foi inicialmente usada pelas tropas paraquedistas. Com o passar do tempo, seu uso foi estendido às tropas de Infantaria de Selva e às tropas Mecanizadas, sendo hoje utilizada por todo o nosso Exército.

A boina garança representa fraternidade ao unir os novos alunos aos seus colegas mais antigos. É símbolo de união, amizade, respeito, camaradagem e civismo. Além disso, a boina é ainda carinho, esperança e amor ao solidificar, no ato de sua entrega, a união familiar.

Fonte: PMDF

redacao
redacaohttp://brasiliatotal.com.br
Brasília Total veio com o objetivo de trazer noticias reais, tem tudo que você precisa saber em um só lugar. E em primeira mão.
Continue Lendo
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -