22.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioPolícia MilitarPMDFDepartamento de Operações lança Operação Hotspots para ataque à mancha criminal

Departamento de Operações lança Operação Hotspots para ataque à mancha criminal

Na manhã dessa segunda-feira (3) a equipe do Cabo Jeovah (DOP) foi acionada por populares quanto a um homem que estava tentando furtar objetos no interior de um veículo no estacionamento do Hospital de Base de Brasília. Após patrulhamento pelo local, sem obter êxito na captura do indivíduo, a equipe retornou ao veículo e passou orientações ao proprietário que havia deixado objetos expostos. A boa notícia é que a presença policial inibiu o crime.
A experiência do Cabo Jeovah não é fruto do acaso. O policial estava atuando no contexto da Operação Hotspots: ataque à mancha criminal. O Departamento de Operações (DOP), seguindo as melhores práticas internacionais de prevenção criminal baseada em evidências, concebeu a operação justamente para coibir crimes contra o patrimônio como roubos a transeuntes e furtos em veículos. Também são benefícios da operação o fomento da aproximação da Polícia Militar com a comunidade e a melhoria da sensação de segurança.
Nas palavras do Chefe do DOP, Cel Naime, a Operação Hotspots emprega o policiamento de forma cirúrgica com vistas à otimização do serviço policial e à redução dos índices criminais e do medo do crime. Já o Major Isângelo Senna, chefe da Seção de Planejamento Operacional do DOP, explica que a iniciativa da PMDF está em desenvolvimento desde de outubro de 2021, tendo sido inclusive compartilhada em evento internacional realizado pelo Ministério da Justiça, em Santa Catarina, no último mês de dezembro (confira aqui).
Os pontos quentes (hotspots) são identificados a partir de análises da mancha criminal com informações previamente processadas pelo Centro de Inteligência da Corporação e pela Secretaria de Segurança Pública. Foi assim que a equipe de Análise Criminal do Departamento de Operações identificou 21 (vinte e um) pontos em Brasília com registros de furtos em veículos superiores aos índices de 2019, ano pré-pandemia. Dessa forma, o policiamento a pé e motorizado foi direcionado para esses locais. Como resultado, houve uma redução de 80% nos furtos em veículos nos pontos que receberam a operação. E o melhor, sem migração de crimes para outros pontos da cidade.
Diante do sucesso da Operação Hotspots, parte do Serviço Voluntário Gratificado dos policiais lotados no Complexo Administrativo da PMDF está sendo direcionado para ataques à mancha criminal.

 Texto: CCS com a colaboração do DOP

Fonte: PMDF

redacao
redacaohttp://brasiliatotal.com.br
Brasília Total veio com o objetivo de trazer noticias reais, tem tudo que você precisa saber em um só lugar.
Continue Lendo
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -