13.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioPolícia MilitarPMDFBalanço operacional dos 100 primeiros dias do atual comando da Corporação

Balanço operacional dos 100 primeiros dias do atual comando da Corporação

Chefe do DOP agradece empenho dos policiais lotados nas unidades operacionais.

Na tarde desta quinta-feira (15), o Comandante do Departamento Operacional (DOP), coronel Naime, reuniu os comandantes das Unidades para discutir os resultados operacionais dos 100 primeiros dias do atual Comando e traçar linhas de ação para o 2º semestre de 2021.
Inicialmente o comandante agradeceu as unidades operacionais pelo êxito em eventos de grande porte, como a Copa das Américas, o caso Lázaro, a Área de Segurança Prioritária (ASP – Estrutural) e as manifestações que voltaram a ser recorrentes na Esplanada dos Ministérios.
Outro motivo de agradecimento foram os excelentes resultados com a redução dos índices criminais.
Nos crimes contra o patrimônio a redução atingiu cerca de 20%, um dos tipos criminais que mais atormentava a vida dos cidadãos. Já no crime de roubo em transporte coletivo a redução foi superior a 50%.
O coronel Naime reportou esses resultados ao empenho do efetivo regular que atua diuturnamente nas ruas do Distrito Federal com o apoio das unidades especializadas.
Além disso, foi evidenciado o emprego mais racional dos recursos operacionais, como o incremento das abordagens das equipes de trânsito ao transporte coletivo, com subsídio em análise criminal.

Redução de mais de 50% em roubos em coletivo

Para seguir com os bons resultados para a segurança da população, foi solicitado aos comandantes que as equipes de Serviço Voluntário Gratificado reduzam o tempo até a “entrada no ar”. Isso significa que mais viaturas estarão disponíveis para o policiamento preventivo e para o atendimento de ocorrências.
Foi recomendado que as unidades envidem esforços para empregar os recursos da operação Quinto Mandamento de forma mais objetiva, levando em consideração a mancha criminal em suas respectivas áreas. A Operação Quinto Mandamento tem por objetivo a redução de crimes violentos letais intencionais (CVLI). A operação conta com a participação das unidades de área, das unidades especializadas, da PCDF e de órgãos do GDF como o DF Legal e o Detran.
Os comandantes de unidade também foram instados a buscar o aperfeiçoamento de seus efetivos, por meio de instruções de quadro e atualizações de forma mais frequente e constante. O Coronel Naime citou, por exemplo, a habilitação em fuzil recentemente realizada pelo efetivo administrativo e de escalas do Departamento.

Efetivo do DOP em treinamento no BOPE

Por fim, aberta a palavra aos comandantes, o coronel Alcenor, Comandante do 3º CPR, agradeceu pela transparência e pela abertura do atual comando com vistas ao processo decisório afeto à área operacional da Corporação.
Por sua vez, o Tenente-Coronel Darlan, Comandante do Batalhão de Sobradinho (13º BPM), agradeceu pelo rápido encaminhamento do DOP para a solução de problemas enfrentados pelas unidades de área.
Parafraseando o lema do Batalhão de Operações Especiais, o coronel Naime encerrou a reunião reforçando que a força do DOP está nas unidades dos esforços de todo o efetivo que atua na área operacional da Corporação.

Fonte: DOP

Fonte: PMDF

redacao
redacaohttp://brasiliatotal.com.br
Brasília Total veio com o objetivo de trazer noticias reais, tem tudo que você precisa saber em um só lugar. E em primeira mão.
Continue Lendo
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -