18.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioPolícia MilitarPMDFApresentação do projeto do Colégio Militar Tiradentes “Meu Colégio é 10!”

Apresentação do projeto do Colégio Militar Tiradentes “Meu Colégio é 10!”

FOTOS: EQUIPE CCS

Ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 31 de março a apresentação para Chefe do Estado-Maior da PMDF, coronel Reginaldo Alves Leitão, do projeto do Colégio Militar Tiradentes “Meu Colégio é 10!”. O evento ocorreu no auditório do Colégio Militar Tiradentes. Após palavras do CHEM sobre o projeto onde ele chamou a atenção para o fato da iniciativa ter sido gestada no período da pandemia (quando a escola estava sem a presença física dos alunos), o comandante do CMT, tenente-coronel Ítalo, apresentou a estrutura do colégio para o efetivo do Estado-Maior da PMDF. O oficial falou sobre os 10 anos do Colégio Militar Tiradentes, a serem comemorados neste ano e apresentou a estrutura da escola composta pelo Comando, o Subcomando, a Divisão de Ensino (parte pedagógica), a Divisão Administrativa e o Corpo de Alunos (CA). São 24 turmas do Ensino Fundamental, 12 turmas do Ensino Médio (propedêutica), duas turmas do ensino médio voltadas para carreiras militares e 94 turmas de atividades eletivas ou extracurriculares (Robótica, teatro, atletismo, escolas de línguas, etc).

Também existirão turmas voltas para carreiras civis (funcionalismo público) e empreendedorismo (empresas). O tenente-coronel Ítalo ainda apresentou a classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos anos de 2015, quando o colégio ficou em 3ª lugar entre as escolas públicas do DF, 2017 quando a classificação foi 2º lugar e 2019 quando o CMT alcançou o 1º lugar.

Em seguida, o major Alisson da Divisão de Ensino, fez a apresentação do projeto “Meu Colégio é 10!”. Segundo ele, os resultados acadêmicos dos alunos encantam e mostram onde o trabalho vai chegar. Como resultado disso, a escola prepara o lançamento do novo projeto pedagógico denominado “Meu Colégio é 10!”.

A iniciativa visa posicionar o CMT entre as 10 melhores escolas do país e é composto pelos seguintes tópicos onde cada dois tópicos representam um lado da figura geométrica pentágono. O primeiro tópico é Autonomia do Aluno, um conceito do Novo Ensino Médio, onde o aluno deve apontar o que deseja estudar e o que ele quer fazer. A escola ajuda a ele ser competente naquilo que mais lhe agrada, servindo de bússola. Junto com esse primeiro tópico está a Avaliação 360º, onde todos na escola avaliam e são avaliados, permitindo uma avaliação de todos os lados. O comando avalia subordinados, subordinados avaliam comando, as palestras são avaliadas, etc, tudo através de questionamentos que são respondidos rapidamente.

O tópico a seguir foi a Ética. O major disse que como militares, somos ensinados a fazer o que é certo e esses valores são transmitidos para as crianças do CMT. Ele exemplificou a transparência no processo seletivo dos alunos e corpo docente. E que quando foram questionados na justiça, sempre foram elogiados demonstrando que estão fazendo um bom trabalho num processo consolidado atrelado a ética.

A Seleção dos Docentes foi apresentada como mais um dos tópicos da escola. Um método transparente, justo e sério incluindo provas objetivas, aula teste, entrevista e chamamento público de 15 dias para inscrições.

Mais um tópico é a Presença da Família, exemplificada com as frequentes reuniões de pais onde as demandas são escutadas para melhorar a escola e aprimorar o processo.

Mais um tópico do conjunto de pilares que estão no projeto é o Material Didático. A Divisão de Ensino da escola visita unidades de ensino de referência, conversa com coordenadores e buscam as melhores estratégias. As questões são elaboradas conforme vestibulares das melhores universidades do país.

Um outro Pilar é a Tecnologia e Inovação onde as técnicas de desenvolvimento utilizadas ao longo do tempo são ensinadas aos alunos. Em seguida, o outro tópico apresentado foi o Treinamento Continuado onde foi exemplificado que duas docentes do CMT participam atualmente em São Paulo de um congresso de educação. Os professores são estimulados a continuarem se especializando, realizando cursos e adicionando mais conhecimento.

O pilar Honra não poderia deixar de fazer parte do projeto. No próprio CMT está em sua fachada os dizeres “Casa de Honrados Patriotas”. A honra permite uma instituição gozar de um bom conceito perante a sociedade.

O último tópico do projeto foi a Administração Enxuta, onde se coloca a obrigação dos vários coordenadores do CMT em colocar a escola entre as melhores do país.

Fonte: PMDF

redacao
redacaohttp://brasiliatotal.com.br
Brasília Total veio com o objetivo de trazer noticias reais, tem tudo que você precisa saber em um só lugar. E em primeira mão.
Continue Lendo
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -