A plataforma tem passado por diversas mudanças ao longo dos anos e a instabilidade da plataforma tem causado transtorno para todos os nichos.

2022 mal começou e o Instagram anunciou mais uma nova mudança, o que poderá deixar alguns usuários que dependem da rede social com um pé atrás (ou até mesmo os dois…) — principalmente os profissionais de marketing de um modo geral, por exemplo.
A rede social, criada para a publicação de fotos e vídeos, sempre testa novas atualizações (algumas delas bem polêmicas, inclusive) e depois volta atrás ou surge com inovações.
Desta vez, o Instagram comunicou que está testando novos formatos de feeds, onde o usuário terá 3 opções disponíveis para uso mais personalizado. Quer entender quais serão essas mudanças, como se preparar antecipadamente e nāo ser pego de surpresa? Confira os detalhes neste post.
Volta das postagens cronológicas
Que a plataforma está superlotada não é novidade para ninguém. Com a superlotação de perfis de humor, lojas, microempreendimentos, fakes, páginas fantasmas (abandonadas) e outras mais, um acúmulo de posts aparecendo no feed causa um sobrepeso de informações que saturam os usuários.
Em 2016, a rede social já tinha o formato de feed cronológico. Após a mudança de formato, o que está em vigor (até a redação dessa matéria) é a priorização de perfis que mais interagimos. Ou seja, contas que você normalmente curte mais é o que mais é mostrado em sua tela. Mas isso não agradou a maioria dos usuários, pois uma mínima interação com o perfil ou o nicho do mesmo, mudava toda a entrega de conteúdo no feed, o que causou declínio de engajamento de diversas páginas.
Mas nem tudo está perdido! Confira abaixo as novidades:
Home
Nesta versão, o feed seguirá no modelo atual. Ou seja, o Instagram continuará entregando as postagens conforme o algoritmo entenda que seja a preferência daquele usuário, mas ele continuará incluindo recomendações de contas que o usuário não segue, com base em seus gostos pessoais;
Seguindo
Já nesta segunda opção, o feed do usuário terá uma ordem cronológica, aparecendo na tela apenas contas que os usuários seguem. Ou seja, sem recomendações personalizadas da rede social;
Favoritos
E na opção “favoritos”, cada usuário pode criar uma lista personalizada que garanta o engajamento com as publicações que dos perfis que mais goste, como de artistas, amigos, páginas e de lojas favoritas, por exemplo.
A plataforma e suas novas práticas para com os usuários
O Instagram está buscando mais transparência com usuários. Segundo Mosseri, o chefe do Instagram, essa mudança traria benefícios variados, e entre eles está: maior transparência, prestação de contas e também, um maior controle aos usuários.
Os testes para o retorno do feed cronológico estão sendo realizados em uma porcentagem da comunidade global e não sabemos (ainda) se isto inclui o Brasil.
“Estamos testando com uma pequena porcentagem de nossa comunidade global novas maneiras das pessoas terem mais controle sobre o que acessam no Feed. Esperamos lançá-las em breve”, afirmou Adam Mosseri.