7.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalServiço de Atendimento Móvel de Urgência comemora Dia da Enfermagem

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência comemora Dia da Enfermagem

Cerca de 70 médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores, analistas administrativos e farmacêuticos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal participaram da I Gincana Todos pelo Samu. A competição foi promovida em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado nesta quinta-feira (12). A dinâmica contou com atividades lúdicas relacionadas ao dia a dia de trabalho na Atenção Pré-Hospitalar.

Atualmente, aproximadamente 500 dos 800 profissionais do Samu são da Enfermagem

Os participantes – todos profissionais que não estavam de plantão nesta quinta-feira – foram divididos em quatro equipes, com profissionais de todos os núcleos do Samu. “Queremos trabalhar o sentimento de equipe, a liderança, a comunicação e animar o grupo”, destacou Leticea Moraes, chefe do Núcleo de Educação em Urgências (Nuedu), responsável pela organização do evento.

Cerca de 70 servidores participaram da gincana | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

As tarefas incluíram o escape room, método que simula um atendimento e oferece pistas para desvendar o que aconteceu com a vítima; a extração rápida, técnica utilizada em acidentes automobilísticos; a triagem de pacientes e montagem de barraca em casos de múltiplas vítimas; e a corrida de obstáculos com as etapas da ocorrência, simulando a regulação do serviço de urgências. “A ideia era que as equipes sigam todos os protocolos no menor tempo possível”, explicou Vanessa Rocha, enfermeira e gerente da Atenção Pré-Hospitalar Móvel.

As provas foram divididas de acordo com as atribuições e habilidades de cada profissão. Por isso, para os condutores socorristas, um balde foi preso em cima das ambulâncias e ganhava quem derramasse menos água durante o percurso do deslocamento da viatura. Para avaliar a técnica de estacionamento de precisão, era preciso encaixar uma haste num recipiente de soro fisiológico vazio.

Provas foram divididas de acordo com as atribuições e habilidades de cada profissão

Antônio Carlos, técnico em enfermagem do Grupo de Motociclistas de Atendimento de Urgência (GMAU), estava bem contente com a oportunidade de confraternizar com os colegas. “Foi excelente! Um dia de integração, de ver pessoas que não costumamos encontrar no dia a dia”, comemorou. “É uma experiência incrível, a gente se diverte e aprende”, comentou Núbia Gama, técnica em enfermagem do Samu de Samambaia.

“É uma forma de privilegiar e homenagear os servidores que compõem a maior parte da equipe do Samu e que estão na lida diariamente”, destacou Victor Arimatea, diretor do Samu. Atualmente, aproximadamente 500 dos 800 profissionais do Samu são da Enfermagem.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

redacao
redacaohttp://brasiliatotal.com.br
Brasília Total veio com o objetivo de trazer noticias reais, tem tudo que você precisa saber em um só lugar. E em primeira mão.
Continue Lendo
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -