19.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalRealizado no Gama um dos maiores resgates de aves no DF

Realizado no Gama um dos maiores resgates de aves no DF

Auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), realizaram no início da noite desta segunda-feira (28), no Gama, um dos maiores resgates de passeriformes já registradas no DF. Foram resgatados 300 animais e mais de uma centena de gaiolas.

Os pássaros estavam sendo criados irregularmente, em uma casa com estrutura de abafador de som, para evitar que o barulho dos pássaros fosse ouvido do lado de fora do recinto | Foto: Divulgação

Conforme a Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) do instituto, os auditores fiscais atenderam ao chamado da Dema, que recebeu denúncia na sua seção de maus-tratos. Os passeriformes estavam sendo criados irregularmente, trancafiados em uma casa de dois pisos, com estrutura de abafador de som, para evitar que o barulho dos pássaros fosse ouvido do lado de fora do recinto. A ação infringe a Lei 4.060/2007 de maus-tratos a animais.

A Dema fará a apuração criminal e o Brasília Ambiental, a apuração administrativa. Será aplicada multa, ainda não calculada, aos responsáveis. Até a publicação desta matéria, os auditores ainda estavam no local fazendo a autuação e classificando as aves.

Os pássaros deverão ser encaminhados para o Brasília Ambiental, e na manhã desta terça-feira (29) serão enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde serão acolhidos e submetidos a análise do estado de saúde.

“Adiantamos que existem fortes indícios de maus-tratos e trata-se de um dos maiores resgates de aves realizadas pelo Brasília Ambiental. Noventa por cento dos pássaros são canários da terra”, afirma o diretor de Fauna e auditor fiscal do instituto, Victor Santos. “Somente amanhã teremos a quantidade exata dos passeriformes e o valor da multa a ser aplicada. Agradecemos a parceria com a Dema/DF”, completa.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Fonte: Agência Brasília

redacao
redacaohttp://brasiliatotal.com.br
Brasília Total veio com o objetivo de trazer noticias reais, tem tudo que você precisa saber em um só lugar. E em primeira mão.
Continue Lendo
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -