A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou a implementação do cartão de crise, uma ferramenta criada para aprimorar o atendimento aos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Com o uso de um sistema online, os profissionais de saúde poderão gerar um cartão impresso contendo informações essenciais do usuário, com o objetivo de oferecer um atendimento mais ágil, seguro e eficaz em situações de crise psíquica.
O cartão reunirá dados importantes para o manejo da crise, como nome do paciente, contatos pessoais e do serviço de saúde de referência, medicamentos em uso e aqueles contraindicados. Produzido de forma padronizada, o documento será impresso diretamente pela ferramenta, o que garante praticidade e uniformidade em todos os Caps do Distrito Federal. A adesão ao cartão é voluntária, cabendo ao paciente decidir se deseja utilizá-lo.
Uma das unidades que já adotou o cartão é o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) de Taguatinga. De acordo com a gerente da unidade, Glaucia Figueiredo, a confecção do cartão considera as necessidades específicas de cada indivíduo. “O cartão é elaborado junto ao usuário, com suas informações pessoais e as orientações de como prefere ser acolhido em situações de crise. Isso ajuda a reduzir o estresse, facilitando a comunicação e o contato com a rede de apoio,” explicou.
Glaucia ressaltou ainda que o cartão vem sendo muito bem aceito pelos pacientes. “Estamos incorporando o cartão aos atendimentos diários e percebemos a receptividade dos usuários. Ele tem sido uma ferramenta eficaz para manejar cada crise, sempre respeitando a individualidade de cada pessoa,” afirmou.
Para a subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer, o cartão é uma forma de ampliar a autonomia dos pacientes, permitindo que eles comuniquem suas particularidades e preferências a quem estiver prestando o atendimento. “Essa estratégia representa um avanço na Rede de Atenção Psicossocial do DF, promovendo um cuidado mais humanizado e maior segurança nas situações emergenciais,” destacou durante reunião da Rede de Atenção Psicossocial, realizada no auditório do Hemocentro na última sexta-feira (23).
A assistente social da Gerência de Normalização e Apoio de Saúde Mental, Jamila Zgiet, explicou que o cartão pode ser mostrado, entregue ou exibido a quem oferecer suporte, seja um familiar, amigo ou profissional de saúde. “O cartão tem um formato compacto e simples, pensado para que o paciente possa guardá-lo na carteira, bolso, bolsa ou porta-crachá. Além disso, o usuário pode indicar suas preferências de abordagem durante a crise, como se não gosta de ser tocado ou se tolera contato físico,” detalhou.
A iniciativa da Subsecretaria de Saúde Mental, em parceria com a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação em Saúde da SES-DF, é uma ação alusiva ao Mês da Luta Antimanicomial, comemorado em maio.
Panorama da saúde mental no DF
Conforme dados do Infosaúde, entre 2017 e 2025, a SES-DF realizou mais de 2,5 milhões de atendimentos em serviços de saúde mental. Só em 2024 foram aproximadamente 500 mil atendimentos, e em 2025, até o fim de março, já contabilizaram 87.864 procedimentos.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são destinados ao cuidado de pessoas com sofrimento mental grave, inclusive aqueles resultantes do uso de álcool e outras drogas, tanto em situações de crise quanto durante o processo de reabilitação psicossocial. São serviços especializados de saúde mental, comunitários e abertos, o que significa que funcionam na comunidade, com atendimento em regime de porta aberta, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento.
O atendimento nos Caps é realizado por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, formada por psiquiatras, clínicos, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem e farmacêuticos, conforme a modalidade de cada unidade.
Atualmente, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Distrito Federal conta com 18 Caps em funcionamento, oferecendo atendimento especializado e contínuo à população. Clique aqui e saiba mais.